Muitos gestores escolares enfrentam dificuldade na comunicação com os pais. Uma pesquisa Fundação Victor Civita, em parceria com a Fundação Carlos Chagas, revelou que 83% dos gestores buscam alternativas para se comunicar de forma eficiente com as famílias.
No ensino infantil, a dificuldade é ainda maior, pois os pequenos ainda não conseguem se comunicar com clareza. O papel do gestor escolar é oferecer subsídios para facilitar a comunicação entre pais e professores, por isso, neste post vamos apresentar algumas alternativas.
Embora as responsabilidades dos pais estejam previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, muitos não dão a devida atenção à comunicação escolar. Esse descaso motivou um projeto de lei que estabelece punição para os pais não comparecem à escola para acompanhar o desempenho dos filhos. A coordenadora de gestão de aprendizagem do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, Nelnie Lorenzoni, ratificou a medida, destacando que a escola precisa da participação da família e isso vai muito além do simples ato de buscar o boletim.
Ferramentas para implantar no ensino infantil
Se a escola deseja uma participação maior dos pais, também deve oferecer mais canais de comunicação ou adequá-los à necessidade das famílias. Você já avaliou se os métodos utilizados pela sua escola estão alinhados com o perfil dos pais das crianças do ensino infantil? A Revista Nova Escola publicou um infográfico sobre comunicação com a família, no qual descreve o uso de várias ferramentas e a aplicação adequada de cada uma. Desde os métodos mais tradicionais, como agenda escolar, bilhetes e reuniões de pais, até ferramentas mais atuais, como e-mail, site e redes sociais. Se você tem dúvidas sobre a forma correta de uso, acesse o link acima e confira.
Como tornar a comunicação com os pais mais assertiva
Para tornar a comunicação com os pais de alunos do ensino infantil mais assertiva e eficiente, o gestor escolar pode buscar entender melhor a expectativa dos pais. Faça uma pesquisa sobre a eficiência da comunicação com a família, visando identificar a relevância das ferramentas: agenda, bilhetes, e-mail, mensagens instantâneas pelo celular, entre outras. A aplicação do questionário pode ser realizada por turmas, para conhecer o perfil de cada grupo de pais. As informações coletadas podem balisar as estratégias de comunicação e contribuir para a tomada de decisão do gestor.
Como inovar na comunicação entre pais e escola
Com a tecnologia ganhando cada vez mais espaço no nosso cotidiano, é natural que as soluções digitais cheguem também ao ambiente escolar. Já existem várias alternativas para otimizar a comunicação entre escola e família. Vamos apresentar três opções que podem ser aplicadas no ensino infantil.
Remind – É um aplicativo gratuito, usado por cerca de 1 milhão de professores e 17 milhões de pais e alunos nos Estados Unidos, que ganhou uma versão em português, por meio de uma iniciativa da Fundação Lemann. A ferramenta, que pode ser instalada em desktops e dispositivos móveis, foi desenvolvida para aumentar o engajamento dos pais na vida escolar dos filhos. Os professores do ensino infantil, por exemplo, podem compartilhar via aplicativo as atividades diárias, enviar comunicados, lições de casa e até fotos do cotidiano escolar.
Classapp – É um aplicativo utilizado por mais de 100 escolas brasileiras, que conta com mais de 50 mil usuários e já enviou mais de 1 milhão de mensagens. A ferramenta proporciona a comunicação instantânea entre pais e escola, garantindo a privacidade e segurança dos dados, que são todos criptografados. O aplicativo é capaz de identificar o recebimento e a leitura das mensagens, garantindo a efetividade da comunicação.
MonsterJoy – É uma plataforma focada no dia a dia da escola, visando o engajamento da família na vida escolar, desde o ensino infantil. Disponível para computadores e aparelhos mobile, a ferramenta permite o acompanhamento de atividades, transmissão de mensagens para a comunicação com pais e envio de notificações sobre a programação escolar. O aplicativo também está apto para promover a gamificação.
O uso da tecnologia para comunicação, além de eficiente, também promove a sustentabilidade ao reduzir significativamente o uso de papel. A tendência é que a família se torne mais participativa e engajada com o desenvolvimento escolar das crianças desde o ensino infantil.
Como você avalia a comunicação entre pais e escola durante o ensino infantil?
Compartilhe conosco a sua opinião.