A sala de aula não é mais apenas um espaço em que alunos de diferentes idades frequentam para receber conteúdos diversos. Muitos deles estão assumindo papéis de destaque e apoiando suas escolas, cidades ou países a transformar a educação.
Confira aqui algumas inspirações de jovens ao redor do mundo que estão em busca de uma educação cada vez melhor e igualitária:
1 – Isadora Faber: aluna de escola pública de Santa Catarina, ela criou uma fan page no facebook para mostrar as condições precárias que a escola enfrentava. Além de conseguir recurso para a instituição, passou a apoiar a busca de valorização do ensino público e melhorias em todo o Brasil. Hoje conta com uma ONG e continua apoiando movimentos brasileiros em prol da melhoria da educação no país.
2 – Wemerson Nogueira: o professor mineiro transformou a tragédia do rompimento da represa de Mariana (MG) em uma ação que está mudando a realidade local. Através do projeto Filtrando as Lágrimas do Rio Doce, foi o único brasileiro indicado ao Global Teacher Prize de 2017, considerado o Nobel de Educação. Junto com os alunos, o professor de ciências biológicas criou um filtro que transforma a água poluída em potável, garantindo subsistência das famílias da região.
3 Olímpicos de Santa Isabel: não um, mas um grupo de alunos entre 13 e 15 anos se reúne com outros estudantes do ensino fundamental para estudar aos domingos. Neste projeto que nasceu na região de Mogi das Cruzes, quem tem dificuldade em matemática aproveita os fins de semana para tirar dúvidas com os adolescentes voluntários. Na equipe estão estudantes que venceram competições nacionais de educação e agora apoiam os colegas para que consigam melhorar o desempenho. Já são 300 alunos participando das aulas particulares.
4 – Malala Yousafzai: conhecida em todo o mundo, a jovem paquistanesa foi baleada pelo Talibã enquanto tentava frequentar a escola em um dos países mais opressor para as mulheres. Passou a lutar pelo direito das meninas de todo o mundo terem acesso à educação e está transformando a realidade em muitas regiões do globo. Nas palestras que realiza em diversos países, defende o livre acesso à educação e melhores condições de ensino para as crianças.
5 – Greiton Toledo de Azevedo: professor da rede pública de Goiânia (GO), o educador criou o projeto Mattics, que envolve educadores, alunos e pais. A ideia é que a matemática ganhe um novo sentido e que a educação se torne mais dinâmica, através de jogos. No projeto, as crianças não só executam, mas também criam jogos colocando em prática o que aprendem em sala de aula. Defensor de uma educação criativa e colaborativa, o professor foi um dos indicados ao prêmio Educador Nota 10 de 2017.