É cada vez mais comum a criança assumir um papel mais ativo nas famílias. Além de ter voz e vez, ela passa a ser um fator decisivo para muitos pais e responsáveis no momento da escolha de um ambiente de lazer. Seja restaurante, comércio, shopping, cinema, hotel ou espaço para descanso, ambientes kid-friendly são cada vez mais procurados.
O conceito diz respeito a espaços preparados para que as famílias possam se sentir confortáveis e que as crianças contem com espaços acolhedores. Tranquilidade e um ambiente pensado para todos – adultos e crianças, é o que se espera de um estabelecimento kid-friendly.
Para garantir a clientela e contar com um ambiente propício para as crianças, fique atento a algumas questões:
Analise o investimento: lembre-se de que os brinquedos comuns variam muito de acordo com a faixa etária. O que pode parecer uma compra barata, acaba se tornando um investimento sem retorno, já que um brinquedo mal escolhido atinge um público muito restrito. Tenha em mente que o seu estabelecimento pode receber famílias com crianças de variadas idades e esperam que elas tenham um local pensado nelas. Neste sentido é importante também escolher brinquedos, games e outros acessórios que não se tornem obsoletos rapidamente e que sejam resistentes.
Pense na facilidade de manutenção: a higiene é fundamental em um espaço reservado para crianças. Pelúcias, por exemplo, acumulam pó e podem até mesmo prejudicar a saúde de crianças com doenças respiratórias. É preciso analisar se os produtos adquiridos serão eficazes neste ponto de vista e facilitarão a manutenção da limpeza do espaço.
Consoles X games: jogos educativos sempre atraem a atenção não só das crianças, como também dos pais. Ao escolher um espaço para deixar o filho brincar, eles querem ter certeza de que não será exposto a nenhuma informação que fuja da sua faixa etária ou seja ofensiva. Por isso, evite vídeos ou jogos muito violentos ou que não tenham o selo de Classificação Indicativa Livre . Não esqueça também que vale mais à pena o investimento em um console que tenha a opção de adicionar futuramente novos jogos No caso da PlayTable, ao adquirir a mesa o empresário pode escolher quais games deseja inclusive com personalização de alguns jogos de acordo com sua identidade visual. Ao longo do tempo, pode atualizar o produto com novas opções, mantendo-o sempre atrativo e atual.
Objetos muito pequenos ou pontiagudos: evite deixar à disposição do espaço kids produtos que possam conter peças muito pequenas. As crianças menores tendem a colocar produtos na boca e acabar engolindo esse tipo de objeto. Preze sempre pela segurança. Uma TV, por exemplo, precisa estar presa a uma altura segura. Os móveis não podem ter cantos pontiagudos e serem, de preferência, em formato anatômico.
Conte com um profissional responsável pelo espaço: o papel de um recreador, além de divertir as crianças, é acompanhar o desenvolvimento das brincadeiras, sempre de olho na segurança. Invista nessa contratação para que as crianças sejam bem assistidas durante o período em que estiverem no seu estabelecimento, garantindo também a tranquilidade dos pais.