Como você imagina a sala de aula do futuro?
Os nativos digitais desejam uma sala de aula moderna, com mais interação com a tecnologia. O especialista em novas mídias e tecnologia para a educação Cassiano Zeferino de Carvalho Neto defende a migração da escola tradicional para uma escola mais inteligente. Neste post, você vai entender a diferença entre elas e saber como implantar a tecnologia na sua escola. Em entrevista à Revista Época, Carvalho Neto explicou que na escola tradicional o aprendizado é proveniente da comunicação verbal e visual, no entanto, esse formato não é suficiente para formar os alunos de forma integral. Inclusive, já citamos aqui no blog os percentuais de fixação do conteúdo e a explanação não se mostrou como a melhor alternativa: as simulações virtuais alcançam um resultado maior do que 50%.
O movimento maker, que estimula a cultura do faça você mesmo, também tem se firmado como uma nova ferramenta para a aprendizagem. Isso explica a importância da sala de aula moderna, com mais recursos e possibilidades.
Entenda como é a sala de aula moderna
Imagine uma sala de aula multifuncional, capaz de se transformar num laboratório de ciências ou de informática, numa sala de artes ou até numa biblioteca. Essa é a sala de aula moderna, criada por meio de uma arquitetura pedagógica, que privilegia o ensino híbrido.
Segundo o consultor pedagógico da Fundação Lemann, Adolfo Tanzi Neto, o propósito dessa metodologia é suprir as necessidades do aluno contemporâneo, oferecendo diferentes ferramentas, tecnológicas ou não. A sala de aula moderna é mais colorida, inclusiva e interativa. Uma alternativa é disponibilizar mesas redondas, que favorecem a interação e os trabalhos em grupo.
Com um design mais inovador, essas salas de aula oferecem mais conforto para as crianças, com ferramentas que permitam atividades individuais ou coletivas, silenciosas ou sonoras, educativas e ao mesmo tempo divertidas. O propósito é instigar a criatividade e o desenvolvimento de diferentes habilidades.
Como funciona a sala de aula moderna na prática
Professor – Enquanto na sala tradicional o papel do professor é transmitir o conteúdo da disciplina por meio de explanações, livros e anotações no quadro-negro, na sala de aula moderna, o professor é um mediador. Sua função é orientar as crianças para que façam pesquisas, desenvolvam projetos ou criem debates sobre a matéria em questão. Se for necessário alguma explanação, será para resumir o aprendizado do dia e pontuar o trabalho desenvolvido. Vygotsky descreve a aprendizagem mediada como o conhecimento adquirido por meio da conexão entre as pessoas e o ambiente. Essa mediação pode ser feita por intermédio de instrumentos e simbologias, que simplificam as interações e propociam o aprendizado.
Aluno – No modelo tradicional de ensino, o aluno é um ouvinte, faz anotações e aplica o conhecimento para resolver exercícios propostos pelos professores. Já na sala de aula moderna, o aluno se torna protagonista do processo de aprendizagem. Com a missão de solucionar problemas, a criança passa a interagir mais com os colegas, torna-se mais participativa e toma a frente de pesquisas e debates, a fim de resolver os desafios propostos.
Recursos pedagógicos – Os cadernos, livros, lápis e canetas comuns às classes tradicionais também fazem parte da sala de aula moderna. Mas, além deles, a tecnologia está intensamente presente através de lousas digitais, câmeras de vídeo, mesas digitais, objetos do laboratório de ciências e até computadores, dependendo da idade das crianças. O propósito é que as crianças tenham à disposição o máximo de recursos para estimular o aprendizado, desenvolver atividades práticas e encontrar soluções para os desafios propostos.
Participe da Trilha de Conhecimento “Os desafios da educação na Era Digital”
Talvez você esteja se perguntando: como transformar a sala tradicional em uma sala de aula moderna? Comece usando as tecnologias para atrair a atenção das crianças. Conforme o aprendizado vai se tornando mais divertido, as mudanças gradativas irão acontecer.
Que tal começar com uma mesa digital para familiarizar as crianças com os jogos educativos e incluir a todos? O próximo passo pode ser oferecer robótica, para que os estudantes criem os seus próprios robôs. O propósito deve ser sempre tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e prazeroso.
Se você já trabalha em uma sala de aula moderna, compartilhe conosco nos comentários o impacto disso no dia a dia.