Você estimula o aprendizado de novas tecnologias ou usa as tecnologias para estimular o aprendizado?
A questão é levantada por Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, é que quando os computadores chegaram às escolas, a proposta era educar para o uso da tecnologia. Com o passar do tempo as coisas mudaram e hoje o desafio é usar as tecnologias para a educação.
Para tirar melhor proveito da tecnologia em sala de aula, os professores devem integrá-la ao projeto pedagógico. Usar uma ferramenta tecnológica sem propósito pode desviar o foco dos alunos, sem gerar contribuição alguma para o ensino-aprendizagem.
Portanto, sempre que pensar em tecnologias para a educação, reflita sobre a contribuição real delas para o aprendizado. Seria possível alcançar os mesmos resultados, no mesmo período de tempo, sem usar a tecnologia?
Aqui no Blog Aprender Brincando estamos sempre semeando essas provocações para professores e gestores escolares, indicando possibilidades e cases de aplicação das tecnologias para a educação. Confira abaixo algumas possibilidades.
Mesa Digital
A mesa digital é uma excelente opção, dentre as tecnologias para a educação, pois todos os jogos e aplicativos são projetados para educar. Ao mesmo tempo, também é uma ótima opção para as crianças, que aprendem brincando, de forma lúdica e divertida.
A PlayTable é a primeira mesa interativa digital, com jogos educativos, desenvolvida no Brasil. A mesa digital já está em uso em diversas escolas públicas e privadas do país, pela versatilidade também ganhou outros espaços como hospitais e brinquedotecas.
Conheça o caso da Escola Municipal Adelaide Starke, de Blumenau, que utiliza a mesa digital para a educação inclusiva.
Robótica
A Robótica também tem se destacado entre as tecnologias para a educação, pois desafia as crianças para a resolução de problemas práticos e com diferentes graus de complexidade. Além de desenvolver habilidades mentais, a Robótica incentiva a capacidade de planejamento, trabalho em equipe, paciência e disciplina, entre outras.
Insira o ensino da Robótica no seu plano pedagógico, no e-book Tecnologias para a Educação Infantil: a tecnologia como ferramenta pedagógica você pode ver algumas dicas.
Aplicativos e Softwares
Você também incluir aplicativos e softwares no contexto pedagógico, para tornar a educação mais dinâmica, interativa e até acessível. Um exemplo é o aplicativo Hand Talk, que oferece um intérprete virtual de libras, a linguagem usada pelos surdos. Com ele é possível traduzir automaticamente textos e áudios.
Já citamos outras tecnologias para a educação inclusiva no post Tecnologia e aplicativos são aliados na estimulação de crianças down. Sempre que utilizar as tecnologias para a educação, dê preferência para as opções que permitam a interação.
Por fim, lembre-se de intercalar as atividades digitais com as offline. As crianças também precisam ter contato com a natureza e brincar com outras crianças, como descrevamos no post “Como usar tecnologias na escola com a geração de nativos digitais.
Como você usa as tecnologias para a educação?
Compartilhe a sua experiência nos comentários, ela poderá inspirar outros professores e gestores.